Sporting Clube Olhanense

Página Oficial

1.ª Parte: A Caminho do Centenário

5 min read

Por Mário Proença

* Artigo publicado originalmente no jornal “O Olhanense” de 15 de janeiro de 2024

Na vida tudo tem um princípio e, no caso presente, ninguém duvidará de que se trata de uma realidade que teve os seus primórdios à custa de jovens olhanenses, que imbuídos do ideal desportivo lançaram mãos à obra e dela surgiu um Clube que denominaram de Sporting Clube Olhanense.
Julgariam eles que ao fundar o “seu” clube este seria um dia Campeões de Portugal?
Esta a grande incógnita que provavelmente jamais se desvendará, mas que acreditamos tal ideia nunca lhes tenha aflorado o pensamento.
Com esta introdução iniciamos uma viagem que rumará até esse feito ímpar que tanto honra os olhanenses.

 

 

 

AS ORIGENS (I)

Como sabemos, a origem do jogo da bola remonta a tempos ancestrais, podendo mesmo dizer-se que um homem e uma bola é uma relação que resulta do próprio instinto, pelo que faz parte da cultura humana. Trata-se por isso de um fenómeno que, inultrapassável, foi ao longo dos tempos aperfeiçoado chegando aos nossos dias como o desporto-rei.

Porém, durante muito tempo não se percebia se era jogado com os pés e mãos em simultâneo, se a bola era redonda ou oval, até que se coloca um ponto final nessa confusão. É, com a definição de que o futebol é jogado somente com os pés, que a sua beleza vem ainda mais ao de cima e naturalmente o seu desenvolvimento é muito mais rápido, uma vez que a utilização dos pés resulta no apuramento claríssimo dos sentidos e por isso mais atractivo. É essa atracção, que a destreza de jogar a bola com os pés exerce em quem a joga como em quem a vê jogar, que o futebol se tornou no desporto favorito de todos. Aliás, qualquer desporto onde a bola seja rainha, tem muito maior atracção e impacto do que as disciplinas onde a “redondinha” não entre.

Centremo-nos, porém, nas origens desse jogo nascido na Inglaterra a quem os súbditos de sua majestade chamariam de Football.

Data de 1815 o primeiro conjunto de regras para a prática de um jogo que evoluiria para o actual futebol e que foram elaboradas pelo colégio inglês de Elton. A prática desse jogo seria, talvez, uma mistura atabalhoada de um jogo mal definido uma vez que em 1842 professores e alunos do colégio de Rugby compilam as regras de um jogo com uma bola oval e uso das mãos e dos pés, jogo que já era praticado desde 1820, que viria ser não o futebol, mas o râguebi. Só em 1848 é que o University Football Clube de Cambridge estabelece as regras mais básicas do jogo de futebol, com a proibição do uso das mãos, das pontas dos dedos até ao ombro, o pontapé de saída dado a meio-campo não existindo ainda a figura do guarda-redes.

O football pratica-se nos colégios e, somente em 1857 sai para a rua, ao ser fundado na cidade inglesa de Sheffield o primeiro clube não estudantil; o Sheffield Football Clube, que adopta um conjunto de regras baseadas em parte, nas estabelecidas em Cambridge. Repare-se que só no ano de 1872, é que são fixadas as dimensões da bola, que passa definitivamente a ser esférica.

O jogo chega a Portugal nas últimas décadas do século XIX, trazido por jovens britânicos residentes em Portugal, bem como por estudantes portugueses que de lá regressavam.

Ao que se sabe, em Portugal, o primeiro jogo de futebol jogou-se no Largo da Achada na Freguesia da Camacha, Ilha da Madeira, isto no ano de 1875 e que seria introduzido por Henry Hilton, jovem britânico que estudava em Londres, mas residia naquela ilha, onde os pais tinham uma quinta e passavam os Verões. O jogo foi disputado com uma bola trazida de Inglaterra, depois de explicadas as regras.

Testemunhos orais confirmam a crescente popularidade do desporto que rapidamente alastraria por toda a freguesia e, naturalmente pelo resto da Ilha. Um pequeno monumento foi erguido para comemorar este feito, no Largo da Achada.

Em Portugal Continental, terá sido Guilherme Pinto Basto que em conjunto com os seus irmãos Eduardo e Frederico, em 1888 trazem a primeira bola de Inglaterra e realizam em Cascais, na Quinta do Bom Jardim, Belas, em Outubro, uma exibição do novo jogo. Foi também Guilherme Pinto Basto quem organiza o segundo jogo, em Janeiro do ano seguinte. O encontro teve lugar onde hoje se situa a Praça de Touros do Campo Pequeno.

Em 1893, por iniciativa de António Nicolau de Almeida, é constituído o Football Club do Porto, selecção da cidade nortenha destinada a defrontar a sua congénere lisboeta, designada por Clube Lisbonense; a data é considerada pelos portistas a da fundação do clube nortenho. Em 2 de Março de 1894 efectua-se o jogo Porto-Lisboa entre as selecções das duas cidades, estando em disputa a Cup d’El Rei, o primeiro troféu do futebol português, ganho pelos lisboetas; O rei D. Carlos e a rainha D. Amélia assistem ao matchs.

Entretanto, o football chega ao Algarve, mais exactamente a Faro, em Maio de 1907. O introdutor terá sido o então tenente da marinha de guerra Joaquim Costa, ao tempo instrutor do Corpo de Marinheiros de Lisboa que aproveitando a permanência no Algarve em missão de propaganda de Educação Física o implementou na Escola de Alunos Marinheiros do Sul, instalada na Corveta Duque de Palmela, surta na ria de Faro.

O primeiro desafio de football de que uma curiosa fotografia na revista «Caça e Sport» de 10 de Junho de 1907 efectuou-se no Largo de S. Francisco, em Faro, anos antes de ali ter sido construído um campo de jogos que então estava ao abandono.

Meses depois, alguns alunos do então Liceu Nacional de Faro, tendo adquirido uma bola própria para a prática do football, ensaiaram os primeiros pontapés na Praça Cândido dos Reis, conhecido por Largo da Sé. Pouco instruídos no que respeita às regras, praticavam usando as mãos e os pés, indiferentemente.

Aqui chegados, iniciaremos na próxima edição a resenha histórica da chegada a Olhão, desse desporto que hoje arrasta multidões.

(continua)
2.ª PARTE: AS ORIGENS (II)

 

 

outros artigos SCOLHANENSE.COM

1 min read
1 min read
1 min read
Translate »