Nota de Pesar por André Jordan
2 min readNo passado dia 8 de Fevereiro de 2024, faleceu, aos noventa anos de idade, André Jordan.
Considerado “pai” do turismo português, foi responsável por muitos projectos imobiliários dos quais destacamos a Quinta do Lago, que tornou Vilamoura num caso de sucesso.
Residente desde 2018, no Belas Clube do Campo, o empresário nasceu polaco, em 1933, na cidade de Lviv, hoje ucraniana, mas cresceu no Brasil, país para onde a família fugiu das perseguições nazis na Europa. Possuía dupla cidadania, brasileira e portuguesa.
Veio para Portugal em 1971 tendo-se apaixonado pelo Sporting Clube Olhanense de que era um adepto incondicional. Foi ele que ofereceu o primeiro relvado para o Estádio José Arcanjo, tendo durante muito tempo facilitado o empréstimo de maquinaria para tratamento da relva.
Era Doutor Honoris Causa pelo ISCTE, Instituto Universitário de Lisboa e pela Universidade do Algarve.
Foi condecorado pelo Estado Português com a Grã-Cruz da Ordem de Mérito e é Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.
Cidadão honorário da cidade do Rio de Janeiro, recebeu a Medalha de Ouro das Cidades de Loulé e de Sintra, além do Turismo de Portugal.
Foi-lhe atribuída a chave da cidade de Nova York, bem como, pela Casa Real britânica, o direito a usar o título de Offcer of fhe British Empire.
Fina-se um dos mais distintos cidadãos portugueses bem como um grande simpatizante do nosso Clube, pelo que todos ficámos mais pobres.
Os órgãos sociais do Sporting Clube Olhanense e o jornal “O Olhanense” apresentam à família enlutada as maiores condolências.