Sporting Clube Olhanense

Página Oficial

Inauguração das exposições do Arquivo Municipal

2 min read

Foi inaugurada no passado dia 7 de Junho, no Arquivo Municipal António Rosa Mendes, a exposição “100 Anos do Sporting Clube Olhanense Campeão de Portugal”.

A exposição, que integra diversos documentos da época, 1924, num magnifico trabalho desenvolvido pelo Arquivo Municipal que, em boa verdade tomou a peito esta empreitada de colocar o público olhanense, a par deste feito ímpar cometido pelo Sporting Clube Olhanense, vencer o Campeonato de Portugal e por isso sagrar-se Campeão de Portugal

À inauguração esteve presente o Vice-presidente João Evaristo, em representação do Presidente António Miguel Pina e a Vereadora Elsa Parreira, bem como o presidente da Direcção do Clube homenageado, Manual Cajuda e o Director do nosso jornal Mário Proença.

Na ocasião, o Vice-presidente João Evaristo saudou os presentes para de seguida tecer palavras de grande conforto para com a família Olhanense que, referiu, tem no Sporting Clube Olhanense o mais importante baluarte do futebol algarvio, já que o título de Campeão de Portugal é único na Província. Falou depois o Presidente da Direcção do antigo Campeão de Portugal, Manuel Cajuda, que num interessante improviso falou da ocasião ali vivida e agradeceu o empenhamento colocado no desenvolvimento da exposição que, em seu entender, retrata tão bem o futebol e a vida do Clube naquela época.

Depois de alguns momentos de convivo, os presentes rumaram à Avenida da República onde se encontra em exposição alguns painéis realizados pelo Arquivo Municipal que retratam o que foi esse Campeonato de Portugal bem como um pouco da vida do Clube naquela época.

Como nota de reportagem referimos que todo o trabalho apresentado teve a participação de todos os elementos do Arquivo Municipal, dirigidos pela responsável Helena Vinagre, que no uso da palavra, destacou as duas pessoas que mais especificamente trabalharam para as exposições, o funcionário do Arquivo Pedro Bandarra e o designer Miguel Saial, membro da comissão executiva do SCO, responsável pelo conceito gráfico e comunicação visual das comemorações. Também de realçar a colaboração do Museu Municipal ao disponibilizar as publicações do seu acervo e as traduções dos painéis efectuadas por Christopher Wright, grande adepto do nosso clube de nacionalidade inglesa.

Finalmente, resta-nos destacar o Presidente António Miguel Pina, pois sem ele nada se materializava, pelo importante contributo para que a divulgação do maior feito cometido, em termos desportivos, por uma instituição olhanense, no caso a vitória do Campeonato de Portugal pelo Sporting Clube Olhanense, cuja efeméride se assinala e se deve perpetuar para memória futura.

Viva o Olhanense

Viva a Olhão

Translate »