Sporting Clube Olhanense

Página Oficial

Editorial de 1 de novembro de 2022

3 min read

Editorial da edição N.º 1285 do jornal de 1 de novembro de 2022

O jornal “O Olhanense”, desde sempre, tem defendido o esclarecimento claro e objectivo, de forma a que a interpretação do que escrevemos não deixe margens para duvidas.

Vem isto a propósito de haver ainda quem confunda Sporting Clube Olhanense e Sporting Clube Olhanense Futebol SAD.

Temos de referir, fazendo lembrar que são duas entidades perfeitamente distintas com a única particularidade de o Sporting Clube Olhanense, ser accionista daquela, com 20% do capital social.

Mas temos de ir mais longe, para ver se de uma vez por todas as coisas ficam claras e se deixa de confundir as duas entidades.

No que respeita ao futebol, nunca o Sporting Clube Olhanense, depois da Sporting Clube Olhanense Futebol SAD ter tomado conta do futebol do Clube, deu qualquer opinião, quer na contratação de jogadores, técnicos ou staff, pelo que toda e qualquer forma de gestão do futebol é completamente alheia ao Sporting Clube Olhanense e naturalmente à sua Direcção.

Recordamos, que a Sporting Clube Olhanense Futebol SAD, foi criada em 24 de Junho de 2013, pelo que em termos desportivos e muito particularmente no futebol profissional, passaram nove anos sem que o Clube tenha qualquer relacionamento com o departamento de futebol da Sociedade Anónima.

De facto, durante os últimos nove anos, assistiu-se à derrocada do nosso futebol, sendo que na presente temporada o descalabro parece ter-se instalado, e mais uma vez o Clube não foi ouvido nem achado para o que quer que fosse, pelo que descarta qualquer responsabilidade no planeamento e na constituição do plantel.

Estamos aqui a tentar esclarecer, como o temos feito tantas vezes, que não se deve confundir as duas entidades. Porém, por vezes também assistimos ao próprio presidente de administração da Sporting Clube Olhanense Futebol SAD, intitular-se presidente da direcção, referindo-se naturalmente à SAD, quando devia denominar-se daquilo que na realidade é, ou seja, presidente da Administração. Acreditamos que não o faça por mal e nem queremos crer que o que pretende é confundir as pessoas, mas de facto temos de fazer esta chamada de atenção, pois já é tempo de se usar os termos certos, correctos e objectivos.

A actual Direcção do Clube não pode julgada na praça pública, por actos que não cometeu e nem sequer teve conhecimento deles. Se a SAD luta com dificuldades, também o Clube as tem e, lembramos que o único culpado de o Clube estar com enormes dificuldades financeiras é exactamente a Sporting Clube Olhanense Futebol SAD, que nunca honrou os seus compromissos.

Chamamos ainda a atenção para o facto de o lugar próprio para se discutirem os problemas do clube, é a Assembleia-geral e, ao que sabemos, por experiência própria, poucos se interessam em assistir, o que de facto cai muito mal, quando depois, noutros locais, tentam denegrir a imagem de quem defende o Clube e tudo faz para resolver os seus problemas.

Terminamos como começámos, não se confundam as entidades e nem se exprobre quem nada tem a ver com o assunto, uma vez que o futebol profissional está entregue a outros que não a Direcção do Sporting Clube Olhanense.

Mário Proença

Director

outros artigos SCOLHANENSE.COM

1 min read
Translate »